Reflexão #13

O malvado do Moe roubou meu caminhão... O imbecil não quer me devolver e provavelmente vai acabar quebrando...
Eu devo roubar de volta? Eu sei que roubar é errado, mas ele roubou de mim e se eu não roubar de volta, Moe vai ficar com o caminhão e isso não é justo. 
Dizem que dois erros não fazem um acerto, mas o que eu devo fazer? Deixar o cara mais forte fazer as próprias regras o tempo inteiro? Devo deixar o poder dizer o que é certo?

...Pior que isso soa razoável...

2 comentários:

  1. Roubar de volta não é um roubo. É recuperação de mercadoria roubada. Por definição, você não pode roubar o que é seu. Dilema ético resolvido, por que não é um dilema. Tome seu caminhão de volta sim - se conseguir. Uma questão mais interessante seria, "o malvado do Moe roubou a Susie de mim. Como não posso tê-la de volta, vou roubar o caminhão dele, só pra me vingar." Neste caso sim, se aplica "dois erros não fazem um acerto." Uma questão mais interessante ainda seria a Susie dizer, "eu prometi fazer o dever de casa, mas no caminho encontrei o Calvin, que me pediu pra ajudar a fazer o dever dele. Devo ajudar meu amigo e quebrar a promessa, ou cumprir a promessa e desapontar meu amigo?

    ResponderExcluir